Adilson Gurgel é indicado para o CNMP.

O advogado e coordenador do Curso de Direito da Facex, Adilson Gurgel de Castro, foi aprovado com um dos indicados a conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na semana passada, foram lidos os currículos dos 14 indicados no quais 12 foram aprovados para o CNMP […]


O advogado e coordenador do Curso de Direito da Facex, Adilson Gurgel de Castro, foi aprovado com um dos indicados a conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na semana passada, foram lidos os currículos dos 14 indicados no quais 12 foram aprovados para o CNMP e outros dois para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nesta última quarta, os senadores sabatinaram os indicados. A avaliação da CCJ refere-se somente às qualificações profissionais dos indicados. E dos 18 votantes o professor Adilson Gurgel obteve unanimidade dos votos favoráveis. A Ética e compromisso com a carreira são transmitidos aos alunos do professor Adilson Gurgel na Facex.

O CNMP é um órgão externo formado por 14 membros e encarregado de controlar e fiscalizar a atuação administrativa e financeira dos órgãos integrantes do Ministério Público nacional, bem como de supervisionar o cumprimento dos deveres funcionais dos seus membros.

A aprovação efetiva será feita em Plenário. Já as nomeações para o CNMP e CNJ são feitas pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução.