FACEX no site Brasiliagora.com.br.

Municípios Posse recebe rondonistas 07/02/2009 Participantes têm como meta contribuir para a melhoria de vida da comunidade Encontram-se atuando em diversas localidades do Estado de Goiás, cerca de 1.000 universitários advindos de 16 estados. São os rondonistas, nome que caracteriza os integrantes do projeto do Ministério de Defesa chamado "Rondon", que doam suas férias ao […]


Municípios
Posse recebe rondonistas
07/02/2009

Participantes têm como meta contribuir para a melhoria de vida da comunidade

Encontram-se atuando em diversas localidades do Estado de Goiás, cerca de 1.000 universitários advindos de 16 estados. São os rondonistas, nome que caracteriza os integrantes do projeto do Ministério de Defesa chamado "Rondon", que doam suas férias ao serviço à nação.

Um dos municípios de atuação do Projeto Rondon é Posse-GO, que recebeu no último domingo de janeiro, uma caravana de 17 pessoas. Destes, 12 alunos universitários, quatro professores e um sargento do Exército, responsável pela segurança do grupo. "Há muito para se fazer, e estamos dispostos a nos esforçar ao máximo para contribuir com uma melhoria significativa das condições de vida da comunidade, assim como do seu desenvolvimento sustentável", afirma um dos responsáveis pelo grupo, professor Fernando Porfírio, da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte/RN.

O professor Ubirajara Klamos, da Universidade de Caxias do Sul/RS, complementa dizendo que "aplicar os conhecimentos adquiridos na teoria em algo prático é o grande desafio enfrentado por nossos alunos, porém eles estão se saindo muito bem".

Os rondonistas em Posse realizam atividades nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Turismo e Marketing, interagindo com a população, agentes públicos, estudantes e professores. As propostas variam de acordo com as áreas, entre elas Capacitação de educadores e de agentes públicos em relação ao Meio Ambiente, Turismo e Marketing; Esclarecimento sobre doenças, prevenção e hábitos de higiene; Técnicas de manejo de horta hidropônica e medicação caseira; Mapeamento de rotas turísticas do município; Enfermagem para a terceira idade.
São várias as instituições de ensino de origem com destaque para a Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte/RN; Universidade de Caxias do Sul/RS.

Entre os acadêmicos envolvidos estão Bruno Mendonça, da área de Turismo; Camila Wächter – Pedagogia; Cassiano Marchett – Biologia; Débora Morais – Turismo; Diana Rocha – Enfermagem; Heloísa Teles – Serviço Social; Ivana Giazzon – Farmácia; Jadielson Santos – Marketing; Letícia Trubian – Educação Física; Luan de Medeiros – Educação Física; Nancy – Enfermagem; Renarlly Rocha – Turismo.
Entre os professores, estão Fernando Porfírio de Oliveira, Maria Calcagnotto, Rosa Lopes e Ubirajara Klamos Maciel.

Fonte: Brasília Agora.