Serviço-escola de Psicologia oferta atendimento on-line durante a quarentena
O Serviço-escola de Psicologia do UNIFACEX, em decorrência da pandemia da COVID-19, fornecerá plantão psicológico para pessoas com idade mínima de 18 anos, com inscrição no período de 20 a 26 de abril. O plantão será mediado por tecnologias da informação e da comunicação adequadas do ponto de vista teórico, metodológico, técnico e ético da Psicologia.
O plantão psicológico on-line tem por objetivo o acolhimento emergencial breve e pontual das demandas situacionais em momento de crise e de isolamento social. O serviço é gratuito e pautado na ética e no sigilo profissional, característicos da prática do psicólogo.
A inscrição para o atendimento psicológico on-line será feita exclusivamente através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/KLwAhuA9fuaRDSa68. A plataforma de acesso para a videoconferência será o Google Meet. O aplicativo deve ser baixado através deste link para aparelhos celulares com sistema operacional Android https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.meetings ou por meio deste link https://apps.apple.com/br/app/hangouts-meet-do-google/id1013231476 para aparelhos celulares com sistema operacional IOS.
Seguindo as normas da resolução de Nº11/2018 do Conselho Federal de Psicologia no que diz respeito ao sigilo e registro documental, todo o conteúdo partilhado durante o atendimento em videoconferência é de responsabilidade do psicólogo/técnico prestador do serviço. Para uma boa comunicação e preservação do sigilo, se faz necessário, tanto para o psicólogo/técnico como para o usuário, uma conexão de internet, preferencialmente, protegida por senha, e a escolha de um ambiente silencioso e com isolamento acústico, garantindo assim a privacidade do diálogo e os objetivos no cumprimento do trabalho prestado e melhor benefício do usuário.
Também é necessário explicitar, que nesse momento de pandemia, os atendimentos psicológicos online estão sendo realizado de acordo com a Resolução Nº 04 do Conselho Federal de Psicologia que mantém a necessidade de cadastro na plataforma e-psi para o profissional que presta atendimento via tecnologia da informação e comunicação. Além disso, tal resolução possibilita que mesmo em situação de urgência, emergências e desastres, bem como em situações de violação de direitos e violência, é possível que o atendimento nessa modalidade seja realizado, uma vez que essas ferramentas são as únicas possíveis no momento, em virtude das medidas restritivas impostas pelas condições sanitárias.
No dia do atendimento agendado, a psicóloga/técnica responsável estará disponível para o usuário inscrito por um tempo máximo de 40 minutos. Caso haja atraso de 15 minutos, a contar do horário agendado, o atendimento será invalidado, não sendo garantido o atendimento anteriormente disponibilizado. Nesta situação, nova inscrição precisará ser feita, com aguardo de vaga.