SOBRE O CURSO
O curso de Farmácia do UNIFACEX possui uma formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica e, de forma integrada, com a formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, tudo em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. A formação é pautada em princípios éticos e científicos, capacitando os Farmacêuticos para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como em trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e produtos para a saúde, de forma humanista, crítica, reflexiva e generalista, em uma concepção de referência nacional e internacional.
DIFERENCIAIS
O UNIFACEX, instituição com Conceito 4 pelo MEC, apresenta seu curso de graduação em Farmácia com um currículo de proposta inovadora que, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, estrutura a formação em 3 eixos: “Cuidado em Saúde”, “Tecnologia e Inovação em Saúde” e “Gestão em Saúde”, dada a necessária articulação entre conhecimentos, competências, habilidades e atitudes para contemplar o perfil do egresso.
O curso é flexível para o acadêmico desenvolver suas competências e habilidades, contribuindo para o seu processo de ensino-aprendizagem, baseado na ética e na cidadania, nas características regionais e nacionais. Além disso, são diferenciais do curso de Farmácia do UNIFACEX:
- Turmas reduzidas;
- Disciplinas 100% presenciais;
- Disciplinas 100% práticas nas áreas de alimentos, medicamentos e análises clínicas;
- 8 laboratórios multidisciplinares;
- 2 laboratórios específicos do curso (análises clínicas e análises de alimentos e medicamentos);
- Laboratório de Anatomia com peças naturais molhadas e sintéticas;
- Laboratório de Habilidades da Saúde com manequins para práticas de Serviços Farmacêuticos e Farmácia Hospitalar;
- Mais de 800 horas de estágio curricular;
- Atividades vivencias nos diferentes campos de atuação profissional do Farmacêutico através de práticas extensionistas integradas à matriz curricular.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.
Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.
Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:
- Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;
- Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).
POLÍTICA PEDAGÓGICA
O Projeto Político Pedagógico do Curso de Farmácia é acompanhado pela Coordenação do Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), visando seu aprimoramento e melhoria, continuados, dentro de um processo de atualização focado, basicamente, nas mudanças pedagógicas e curriculares que o curso precisa implementar, no tempo e no espaço, no seu cotidiano acadêmico e fazer pedagógico.