Biblioteca

BIBLIOTECA SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE

Gerais

• Todo usuário deve deixar na recepção (guarda-volumes) bolsas, pastas, sacolas, mochilas, maletas e similares.
• Periódicos, obras de referência (dicionário, enciclopédias, guias, almanaques, etc.), somente poderão ser consultadas no interior da biblioteca.
• O sistema automatizado de empréstimos permite a renovação do mesmo exemplar 05 vezes, devendo o usuário aguardar um prazo de 24 horas para um novo empréstimo do mesmo exemplar.
• Não é possível fazer renovação da obra quando para ela tiver lista de espera, ou seja, esteja na reserva, sendo o aluno obrigado a devolver o exemplar.
• Os documentos de consulta local (tarja vermelha) podem sair como empréstimo especial, ou seja, para reprografia pelo período de 02 horas.
• Não é permitido usar aparelho de som, ingerir alimentos e/ ou bebidas ou fumar no recinto, aparelhos de celulares devem estar no silencioso.
• O respeito dentro da biblioteca, entre usuário x usuário x funcionário, deve ser mútuo. Poderá haver punição caso ocorra algo por falta de ética ou por má educação.
• O horário de encerramento das atividades deve ser respeitado.
• O silêncio é imprescindível para a concentração de quem estuda e a fixação do conteúdo lido, portanto não são permitidas conversas informais ou reuniões nas salas de leitura.

Direitos do usuário

I. Livre acesso ao acervo, nas condições deste instrumento.
II. Usufruir dos serviços especializados disponíveis e necessários à comunidade universitária, devendo inscrever-se em uma única matrícula institucional de acordo com a categoria (aluno de ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação, professor e funcionário da UNIFACEX), observando os prazos de validade, conforme Art. 22, parágrafo 1.
III. Utilizar seu próprio material bibliográfico no âmbito da Biblioteca.
IV. Devolver o material da Biblioteca na data prevista salvo comprovação – atestado e declaração – de impossibilidade.
V. O usuário poderá pegar emprestada a chave da sala para estudos em grupos na recepção e permanecer na sala por 02 horas.
VI. A renovação do uso da sala de estudo em grupo poderá ser realizada, desde que outro grupo não tenha feito agendamento em horário posterior ao ocupado.

Obrigações do usuário

I. Manter silêncio.
II. Não comer, beber, fumar, falar ao telefone ou realizar trabalhos de recortes.
III. Utilizar o guarda-volumes para guardar pastas, bolsas, sacolas e outros objetos, durante a sua permanência na Biblioteca, recebendo uma chave ou o número do seu nicho (sob sua total responsabilidade), com a qual poderá resgatar os objetos e devolvê-los a Seção de Confirmação.
IV. O usuário não deve deixar objetos de valor nos guarda-volumes ou no local de pesquisa, pois a Biblioteca não se responsabiliza pelo extravio da chave, e de objetos pessoais.
V. A biblioteca será reembolsada no valor da chave/cópia e ou cadeado do guarda-volumes extraviados, conforme o previsto nas Disposições Internas da Biblioteca.
VI. Em caso de extravio da chave, o material só poderá ser retirado mediante identificação do usuário, por meio de documento de identidade (com fotografia).
VII. Observar rigorosamente, a data de devolução do material registrado no recibo de empréstimo.
VIII. Pagar multa estabelecida no caso de devolução de material atrasado, conforme previsto nas Disposições Internas da Norma de Empréstimo da Biblioteca.
IX. Em caso de extravio e inutilização de obras (rasuras, anotações ou outros danos) ao material emprestado, o usuário é responsabilizado a indenizar a Biblioteca com exemplar da mesma edição ou posterior. Em caso de edição esgotada, fica o usuário sujeito a pagamento estimado pela Assessoria à Coordenação e Finanças, ou em conformidade com o Bibliotecário, fundamentado em análise técnica.
X. O usuário deve colaborar com a Biblioteca, no sentido de comunicar no prazo máximo de 24 horas, qualquer mutilação notada na obra emprestada ou por ele consultada, sob pena de se tornar responsável pelas mesmas.
XI. É de inteira responsabilidade de o usuário titular o uso de seu cadastro por terceiros.
XII. Apresentar à Seção de Confirmação todo o material da Biblioteca em seu poder, independente de ter feito o empréstimo na ocasião ou anteriormente.
XIII. Devolver o material exclusivamente no Balcão de Empréstimo.
XIV. Atender ao pedido de comparecimento à Biblioteca, quando solicitado.
XV. Comunicar à Central de Atendimento da UNIFACEX, qualquer mudança de endereço, telefone ou e-mail.
XVI. Identificar-se a pedido de funcionário da Biblioteca, inclusive quando se tratar de fins disciplinares.
XVII. Acatar as recomendações dos funcionários da Biblioteca, no que tange ao uso de seus serviços.
XVIII. Mostrar à Seção de Confirmação sempre que sair da Biblioteca, o material bibliográfico tomado ou não de empréstimo.
XIX. Os serviços de empréstimo e renovação serão bloqueados ao usuário que estiver em situação irregular, ou seja, que esteja com material emprestado em atraso ou multa a pagar na Biblioteca.
XX. As salas serão disponibilizadas para grupos com no mínimo 05 integrantes e no máximo 08 integrantes, podendo haver um acréscimo no número de pessoas, mediante solicitação ao funcionário e disponibilidade de espaço físico;
XXI. Os usuários terão um prazo de 02 (duas) horas de ocupação da sala de estudo em grupo após o agendamento, ao exceder o tempo máximo, caso haja outro grupo com interesse em utilizar a sala, o primeiro deve retirar-se para dar a vez ao outro grupo.
XXII. A devolução da chave da sala de estudos em grupo é de inteira responsabilidade do usuário e do seu grupo de estudo, e deverá ser entregue na recepção.

Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
YOUTUBE
Instagram