Secretaria

A biblioteca Senador Jessé Pinto Freire é de livre acesso aos alunos regularmente matriculados, professores e funcionários do Centro Integrado para Formação de Executivos (CIFE). O cadastramento é realizado no ato do vínculo, no entanto a primeira vez que for realizado o empréstimo domiciliar o usuário deve estar portando um documento com foto para o cadastro da biometria.

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta-feira – 08h às 22h00 (balcão de empréstimo funciona até às 21h45) Sábado – 08h às 12h (balcão de empréstimo funciona até às 11h45)

Estrutura física

  • Área do acervo de livros;
  • Área do acervo de periódicos e coleções especiais;
  • Sala de estudos em grupos semifechadas;
  • Cabines individuais – com luz própria e tomada;
  • Sala de estudo individualizada;
  • Sala de internet e impressão – com tempo máximo de uso de 2 horas;
  • Terminais de consulta ao catálogo.

Histórico

Parte integrante do Centro de Universitário Facex (UNIFACEX), a Biblioteca Senador Jessé Pinto Freire foi criada na mesma época de funcionamento do primeiro curso superior da Instituição, na década de 70, Secretariado Executivo, com o objetivo de promover as expectativas dos profissionais e do mercado de trabalho. Foi daí, que se tornou essencial o surgimento de um suporte à pesquisa, atuando diretamente no apoio às atividades fins da instituição, fornecendo suporte à pesquisa bibliográfica, básico e necessário para o desenvolvimento das ações de investigação, expansão das funções educacionais e melhor desemprenho na atividade de ensino superior.

Com a expansão do Centro de Ensino Facex, no ano de 1990 surgiu o colégio e com ele a biblioteca passou a atender uma nova clientela, fazendo necessário se adequar a sua nova condição: biblioteca escolar, universitária e de natureza híbrida.

Atualmente, ela vem atendendo desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação, como também a comunidade em geral. A Biblioteca Central Senador Jessé Pinto Freire vem se transformando a cada dia para prestar um melhor serviço aos seus usuários. Para atender tanta diversidade de clientes, o seu acervo permanece em constante crescimento e atualização de acordo com o Cronograma de Desenvolvimento Organizacional do Centro Universitário Facex, através das solicitações emitidas pelos docentes e discentes desta Instituição de Ensino.

Hoje, o acervo geral da biblioteca é composto de livros, periódicos, folhetos, produção acadêmica e multimídia, somando mais de 90 mil volumes.

Situada na Unidade I, está distribuída em três pisos totalmente climatizados, com excelente iluminação, acervo todo informatizado, facilitando a busca e, também, o empréstimo. A biblioteca possui sistema interno de segurança em todos os pisos.

Negócio

Proporcionar informação e cultura a comunidade acadêmica

Finalidade

Recuperar, armazenar, disseminar e socializar as informações, assim como promover a cultura entre os docentes, discentes e funcionários de forma dinâmica e eficaz, contribuindo para a qualidade de ensino, pesquisa e extensão.

Visão

Gerar qualidade em seu atendimento à medida que proporciona subsídio para que cada usuário construa suas idéias e desenvolva o seu potencial, consolidado por uma gestão em aperfeiçoamento, voltada para novos produtos, serviços e tecnologias.

Acervo

O acervo é composto por materiais bibliográfico, como: dicionários, manuais, enciclopédias, livros, folhetos, jornais, revistas, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e multimídia, que podem ser consultados através do catálogo (link). A organização do acervo está de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU), que busca organizar a totalidade do conhecimento humano dividindo-o em 10 grandes classes, e cada uma dessas classes, subdividem-se em outras classes em forma decimal, do assunto mais geral até o mais específico.

ORGANOGRAMA

Classes da CDU

  • Classe 0 – Generalidades;
  • Classe 1 – Filosofia. Psicologia;
  • Classe 2 – Religião. Teologia;
  • Classe 3 – Ciências Sociais;
  • Classe 5 – Ciências Exatas. Ciências Naturais;
  • Classe 6 – Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia
  • Classe 7 – Artes. Arquitetura. Esportes
  • Classe 8 – Liguística. Literatura;
  • Classe 9 – Geografia. Biografia. História.

Coleções

Coleção circulante:

É composta por obras constituídas de livros de todas as áreas do conhecimento, que podem ser retirados para empréstimo domiciliar.

Coleção de referência

A Coleção de referência é formada por obras como enciclopédias, dicionários, bibliografias, índices, e outros documentos de consulta rápida. O acervo não pode ser retirado para empréstimos.

Coleção de periódicos

É formada por revistas, jornais e coleções especiais disponíveis ao usuário para consulta local.

Coleção de folhetos

São publicações não periódicas com no máximo 49 páginas. Esta coleção está disponível ao usuário apenas para consulta local.

Coleção de multimídia

Contém acervo nos variados suportes multimídias, disponíveis em formatos como vídeos, CDs, DVDs, Vinis, Fotografias, Mapas, microfichas, dentre outros. Disponível para consulta local.

Coleção de TCC

Essa coleção reúne trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação e das pós-graduações dos alunos do UNIFACEX. Não podem ser retiradas para empréstimos.

 Links Úteis

ACESSE O SISTEMA DA BIBLIOTECA AQUI

 PERIÓDICOS ELETRÔNICOS