Os estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo concentram o maior número de inscrições na segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Até as 19h desta quinta-feira, 24, o sistema registrou 528,7 mil inscrições — cada candidato pode fazer até duas opções de […]
Os estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo concentram o maior número de inscrições na segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Até as 19h desta quinta-feira, 24, o sistema registrou 528,7 mil inscrições — cada candidato pode fazer até duas opções de curso no momento da inscrição. O total chegou a 276,2 mil inscritos.
Os interessados nos cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo sistema têm até as 23h59 desta sexta-feira, 25, para fazer a inscrição. A oferta é ampla. São 289.341 vagas em cursos distribuídos por 466 municípios em todas as unidades da Federação, oferecidos por instituições públicas, particulares e do sistema S. Entre os cursos mais procurados nesta edição estão os de técnico em segurança do trabalho, em logística, em enfermagem, em informática, em radiologia e em edificações.
As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.
Criado em 2013, o sistema integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o país. Para conhecer o tipo de formação e os campos de trabalho de cada curso, o candidato a vagas no Sisutec deve consultar o Catálogo de Cursos Técnicos, disponível on-line na página do Pronatec.
As inscrições, gratuitas, devem ser feitas na página do Sisutec na internet.
Assessoria de Comunicação Social