Curso de Fisioterapia cria a Liga de Fisioterapia Esportiva do Rio Grande do Norte

A Liga visa trazer para o debate acadêmico temas importantes sobre a área


O curso de Fisioterapia inovou e criou a Liga de Fisioterapia Esportiva do Rio Grande do Norte (LAFERN). Fundada em 5 de agosto de 2022, data que marca o Dia Nacional da Saúde, a Liga visa trazer para o debate acadêmico temas importantes sobre a área.

A Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva é composta de:

  • Orientadores: Raphael Almeida e Luciana Kelly;
  • Presidente: Vitória Luana;
  • Vice-presidente: André Tinôco;
  • Comunicação: Vitória Louise e Isabel Barreto;
  • Acadêmico: João Victor Fernandes;
  • Pesquisa: Camila Leônidas;
  • Tesoureiro: Eduardo Neto;
  • Extensão: Taluan Balbino e João Vitor Silva;
  • Secretaria: João Felipe Pimenta e Emilly Freitas;

O projeto da LAFERN tem o objetivo de proporcionar aos alunos um conhecimento aprofundado sobre assuntos relevantes da área, especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), além de promover ações, tanto dentro como fora do centro universitário, buscando difundir, inovar e possibilitar a vivência da fisioterapia esportiva dentro da graduação.

A Liga Acadêmica contribuirá na formação profissional do aluno, realizando uma verdadeira imersão nas diversas especializações da Fisioterapia Esportiva e, assim, formará o futuro fisioterapeuta com um rico conhecimento da área, sendo um diferencial para a sua carreira.

Para o coordenador do curso de Fisioterapia, a vivência prática durante a graduação é fundamental para otimizar as habilidades do estudante. “A LAFERN traz consigo uma importância enorme, pois proporciona a experiência prática dentro do contexto da Fisioterapia Esportiva, permitindo uma melhor avaliação e um tratamento mais assertivo do nosso paciente.”

FISIOTERAPIA UNIFACEX

A graduação em Fisioterapia alia a formação acadêmica à prática profissional, investindo em um corpo docente qualificado e em uma estrutura completa. A Clínica-escola de Fisioterapia possui um espaço completo, com equipamentos de ponta, pois é preparada e equipada para atender todas as áreas da fisioterapia: ortopedia; geriatria; reumatologia; neurofuncional; respiratória; cardioterapia, tanto avaliativa como de prevenção; e reabilitação.

Em 2022, o curso de Fisioterapia foi avaliado pelo MEC e conquistou Conceito 4, índice que indica a qualidade individual de cada graduação, sendo considerado um curso de excelência. Além disso, a graduação tem Conceito 5 por sua estrutura.