Curso de Farmácia apresenta nova matriz curricular para 2020.1

A nova Matriz Curricular flexibiliza ainda mais a formação do aluno


A partir de 2020.1, o curso de Farmácia do UNIFACEX apresentará uma nova Matriz Curricular, com uma proposta mais inovadora na formação dos futuros profissionais. A nova proposta contempla, conforme normas das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2017, 50% dos componentes curriculares na área do cuidado à saúde, 40% visando à inovação e tecnologia e 10% focado na gestão farmacêutica.

Para flexibilizar ainda mais a formação do aluno, serão ofertadas diversas disciplinas optativas, dentre elas, destacam-se: Floralterapia, Perfusão Sanguínea, Radiofarmácia, Auriculoterapia, Acupuntura, entre outras mais focadas no atendimento clínico, seguindo a linha que o mercado de trabalho disponibiliza atualmente, como cuidados nas áreas de Cardiologia, Terapia Intensiva, Pediatria e Materno-infantil.

Desta forma, a implementação da nova matriz contempla o que há de mais moderno no ensino farmacêutico, alinhado às recentes conquistas de áreas de atuação do profissional, como o componente específico obrigatório para a vacinação e os serviços farmacêuticos.

Vale destacar, ainda, que a mudança traz o componente “Urinálises” como parte obrigatória da formação e que a sua carga horária é superior ao comumente praticado no mercado de ensino. Há duas disciplinas 100% práticas, o que fortalece o desenvolvimento das habilidades práticas do farmacêutico na área dos alimentos, dos medicamentos e nas análises clínicas, assim como consolida a inserção da extensão por toda a formação, permitindo que os alunos possam reforçar, com a prestação de serviços à comunidade, o que aprendem em sala de aula. “Com o novo currículo, a formação será de 4 anos e meio, mais enxuto, porém completo e firme. Com certeza, nós formaremos grandes farmacêuticos”, comenta o coordenador do curso, Lenilton Silveira.