NEP

O UNIFACEX entendendo a importância do docente na prática pedagógica estabeleceu a criação do Núcle de Educação Permanente – NEP, através da portaria da Diretoria Acadêmcia nº 024 de 17 de setembro de 2006, atendendo a política institucional de promover ensino de qualidade.

O NEP atua promovendo formação continuada para os docentes, compreendendo que os desafios da educação contemporânea exigem deles competências na efetivação e dinamização do processo formativo dos discentes. Ressalta-se que as formações realizadas pelo NEP estão vinculadas a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e as Coordenações de Curso, estando suas atividades relacionadas às demandas detectadas por eles, ou seja, mediante as fragilidades demonstradas nas avaliações realizadas pelos discentes em relação aos docentes; como também atendendo as solicitações dos Coordenadores e dos próprios docentes.

Entendemos que os docentes são mediadores indispensáveis no processo educativo, contribuindo no processo formativo dos discentes na perspectiva de garantir uma aprendizagem significativa e favorecendo sua inserção no mercado de trabalho; sobretudo, na sociedade de maneira ética, consciente e transformadora.

Quanto à implementação de suas ações, o NEP busca desenvolver atividades informativas e formativas, por meio das diferentes metodologias de intervenção. Nesse sentido, oficinas, minicursos, palestras e cursos são realizados semestralmente com o intuito de atender as demandas e alcaçar os objetivos da IES.

O funcionamento do NEP é norteado por eixos de ação:

  • EIXO PEDAGÓGICO: proporciona aprofundamento de conhecimentos dos docentes por meio da formação pedagógica permanente em várias áreas e níveis de complexidade, visando à qualificação do educador no processo de formação continuada;
  • EIXO TÉCNICO: estrutura de suporte e apoio logístico para o desempenho das atividades de formação docente. A partir dele, são providenciados equipamentos, materiais e instrumentos de trabalho para o desempenho da Educação Permanente no Ensino Superior;
  • EIXO ÉTICO-CIENTÍFICO: oportuniza espaços de debates internos no UNIFACEX, no sentido de atualizar os docentes no tocante às políticas que mobilizam as ações externas. Realiza, quando necessário, a articulação com as entidades de classe e com os eventos científicos e a produção do conhecimento local e nacional das áreas afins.

Os membros do NEP são constituídos pelo seu corpo docente, convidados a compor o grupo, obedecendo às diretrizes da Portaria nº 010/2009, que determina a constituição do Núcleo através de um representante dos cursos de licenciatura, um da área tecnológica e do bacharelado. A portaria ainda determina que os membros do Núcleo tenha mandado de dois anos, podendo haver recondução, de acordo com o que for determinado em reunião de colegiado. Os membros em exercício foram nomeados pela Portaria nº 27/2015.

O NEP configura-se, portanto, como um grupo articulador de ações pedagógicas que possibilita a qualificação permanente dos docentes do ensino superior, estando atrelado a missão institucional e ao seu Plano de Desenvolvimento Institucional.