Iniciação Científica

PROJETOS DE PESQUISA

Projetos de Pesquisa no Centro Universitário FACEX

Qualquer docente da instituição que desejar encaminhar o seu projeto de pesquisa deverá inicialmente cadastrar seu Currículo Lattes junto ao CNPq. Uma vez cadastrado o currículo, o professor encaminhará o projeto de pesquisa, juntamente como formulário de cadastro const ao coordenador da linha compatível com o foco do projeto para apreciação. O coordenador da linha deverá preparar parecer em conjunto com o líder do grupo e coordenador do curso ao qual o grupo e a linha de pesquisa estão vinculados, na ausência destes tudo passa apenas pela Coordenação de Graduação a qual o docente esta alocado.

Com o parecer positivo, o coordenador de curso  remeterá o projeto para apreciação da à Coordenação de pesquisa e extensão. A data limite para entrega dos projetos para exame e parecer estará prevista no Calendário de Atividades da Pesquisa. Nos casos em que docentes de diferentes cursos estiverem participando de um mesmo projeto, deverá haver consentimento por parte dos coordenadores dos cursos envolvidos na proposta, em relação à participação de seu docente naquele projeto.

Para subemeter projetos o professor deve fazer parte do quadro permanente da instituição e ter o título de mestre ou doutor. Eventualmente os professores com título de especialista podem submeter projetos de pesquisa, dada a qualidade científica e viabilidade da proposta.  Assim, todos os professores devem atentar para:

  • Manter atualizado seu Currículo Lattes e de seu(s) aluno(s) de Iniciação Científica.
  • Orientar e avaliar o aluno em todas as fases do plano de trabalho, incluindo assessoria na elaboração do Relatório Técnico-científico e de outros meios para divulgação dos resultados.
  • Repassar ao aluno todas as informações recebidas referentes às DIRETRIZES DE PESQUISA.
  • Encaminhar à Coordenação de Pesquisa e Extensão eventuais alterações do plano de trabalho e de substituição de aluno.
  • Assegurar condições de acesso às instalações laboratoriais imprescindíveis para a realização do plano de trabalho do aluno.
  •  Encaminhar à Coordenação de Pesquisa e Extensão relatórios técnicos, parcial e final, nos prazos definidos, bem como as fichas de controle de freqüência mensais, orientando o aluno na elaboração desses documento.
  • Comunicar à Coordenação da linha e de “Pesquisa e Extensão” qualquer problema que possa afetar o desenvolvimento do plano de trabalho de seu aluno.
  • Incluir o nome dos alunos de iniciação científica nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, para cujos resultados houve a participação efetiva dos mesmos.
  • Inscrever, submeter e apresentar os resultados de seus trabalhos em sessões de pôsteres (ou outros) no Encontro Científico do UNIFACEX (ENEX) a realizar-se anualmente, nas unidades do UNIFACEX.
  • Acompanhar as exposições dos trabalhos realizados pelos alunos em congressos, seminários e por ocasião do ENEX.
  • Proporcionar ao aluno de Iniciação Científica a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. – Participar, sempre que solicitado, pela Coordenação de Pesquisa e Extensão, de reuniões programadas e em atividades ad hoc, especialmente no julgamento de projetos de pesquisa, distribuição de bolsas PIBIC/CNPq, quando for o caso, e avaliação da produção da pesquisa no UNIFACEX.
  • O pesquisador deverá, na medida em que são publicados seus trabalhos, entregar um (1) exemplar, na íntegra, de cada trabalho publicado na Coordenação de Pesquisa e Extensão, bem como cópia do certificado de publicação

Todo docente interessado deve se inteirar dos elementos normativos constantes nas Diretrizes de Pesquisa  e nas Portarias e Resoluções baixadas pelas instâncias deliberativas da IES.  Maiores detalhes devem ser buscadas na Coordenação de Pesquisa e Extensão, pelo email cpe@unifacex.edu.br ou Fone: 84 3235-1415 (Ramal 229).

Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
YOUTUBE
Instagram