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Institucional

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DO UNIFACEX (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIFACEX foi instituída pelo Ato GD nº 02, de 10 de junho de 2004 e aprovada pelo CONSUP em 11 de agosto de 2004, em consonância com a Lei 10.861 de 14/04/2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES e a Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior – CONAES.

A CONAES coordena a avaliação do Ensino Superior no Brasil, tendo por parâmetro o SINAES e como executor, o INEP – Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira.

O SINAES é aplicado em todas as IES – Instituições de Ensino Superior, do Brasil (Federais, Estaduais, Municipais e Privadas), numa perspectiva metodológica global e integrada. Global porque avalia a Instituição, os cursos ofertados e o desempenho dos alunos (ENADE). Integrada porque essas três dimensões são interpretadas conjuntamente, formando uma malha de valores que referenciam a qualidade da instituição.

A avaliação do ensino superior nos moldes propostos pelo SINAES visa a regulamentação das instituições que ofertam este nível de ensino no Brasil, tendo como foco, acompanhar o desenvolvimento dessas instituições no que diz respeito ao comprometimento com um ensino de qualidade, a responsabilidade social, cultural e ambiental, como também o desenvolvimento em pesquisa, extensão e educação continuada.

Internamente, a CPA do UNIFACEX tem a responsabilidade de Coordenador os processos avaliativos da Instituição. Esses processos constituem-se da Avaliação Semestral, da Autoavaliação Institucional Anual, da pesquisa anual com o aluno ingressante, da pesquisa anual com o aluno concluinte e da Avaliação Docente da Escola Técnico.

É importante destacar algumas finalidades relevantes de todos esses processos avaliativos praticados na Instituição.

  • Impulsionar um processo criativo de autocrítica da Instituição, como evidência da vontade política de autoavaliar-se para garantir a qualidade da ação acadêmica;
  • Identificar fragilidades, necessidades, incongruências e os avanços conseguidos;
  • Fornecer resultados estatísticos a instituição para que a mesma decida se elimina, mantém ou modifica qualquer situação avaliada;
  • Ajudar a Instituição a se desenvolver com qualidade e garantir a sua permanência proativa na atividade acadêmica no Brasil.

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