Graduação

Publicidade e Propaganda

O Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, em conformidade com suas Diretrizes Curriculares, tem como objetivo a formação de profissionais capacitados para atuarem na área de publicidade e propaganda, atendendo às necessidades organizacionais e sociais no que tange todas as atividades que envolvam a comunicação. Sendo assim, os profissionais habilitados em Publicidade e Propaganda possuem utilidade e importância em praticamente todas as organizações, públicas, privadas e sem fins lucrativos, de todos os portes, qualquer que seja seu ramo de atividade. O publicitário é o detentor do conhecimento da manipulação e gerenciamento das ferramentas de comunicação, sendo responsável pela detecção das necessidades dos clientes (empresas anunciantes), planejamento, criação, produção e veiculação nas mídias e em seus respectivos veículos de comunicação.

Desta forma, os profissionais publicitários devem ter uma perspectiva tão ampla quanto possível das múltiplas formas em que podem se estruturar os mais variados tipos de organizações, ao mesmo tempo em que devem ter uma visão sistêmica do mercado e acompanhar as mudanças do ambiente mercadológico.

A dinamicidade e a responsividade são características marcantes na matriz curricular do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIFACEX, uma vez que se adéqua às necessidades do mundo do trabalho e contribui para a formação de profissionais que não apenas sejam solucionadores de problemas, mas também agentes de transformação das relações produtivas e sociais.

Desta forma, o curso está voltado para o aprimoramento de profissionais com uma formação humanística, técnica e científica, para atuarem com princípios éticos e sustentáveis, com responsabilidade, justiça social e com competência para analisar, com visão crítica e lógica, as ações globalizantes

MISSÃO DO CURSO

O Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIFACEX tem por missão disseminar saberes, tecnologias, competências e habilidades que permitam formar profissionais competentes na área da comunicação social para conceber, projetar e construir o planejamento de comunicação das organizações considerando o espaço social, preservando os patrimônios culturais e naturais, de forma sustentável.

OBJETIVOS

O Curso Superior em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIFACEX tem como objetivo formar profissionais preparados e habilitados para atender às exigências requeridas pelo mercado de trabalho no que tange à comunicação, considerando os aspectos geográficos, culturais, político-sociais, especificidades do mercado profissional local e regional.     

DIFERENCIAIS DO CURSO UNIFACEX

  • Projeto Político Pedagógico adequado às novas diretrizes do MEC, privilegiando a formação por competência com base no ensino, na pesquisa e na extensão.
  • Corpo docente composto por 80% de mestres e doutores.
  • Professores capacitados, dinâmicos e articulados com as práticas empresariais na área de publicidade e propaganda.
  • Aulas dinâmicas com a utilização de metodologias que valorizam o desenvolvimento da teoria aliada à vivência do mercado publicitário por meio de diagnósticos, análises organizacionais e práticas relacionadas à comunicação.
  • Laboratórios especializados modernos.
  • Total integração com a pós-graduação, permitindo o aluno concluinte dar continuidade à sua qualificação profissional, aderindo aos cursos de especialização na área de comunicação.
  • São desenvolvidas, continuamente, atividades que permitam complementar toda a formação do aluno durante o curso, tais como palestras, visitas técnicas, minicursos, assistência à comunidade, entre outras.
  • Bolsas de estudos para alunos em iniciação científica.
  • Oferta de monitoria de ensino, pesquisa e extensão.
  • Acervo atualizado e compatível com a necessidade da formação.
  • Agência Escola do UNIFACEX, que possibilita a aprendizagem do aluno, em formato mais tangível à realidade do mercado publicitário.
  • Canais próprios de comunicação que visam à interação e integração entre docente, discentes e comunidade em geral.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso Superior em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIFACEX prepara o profissional para atuar no mercado de trabalho, introduzindo modificações no processo de comunicação das organizações, desde a identificação do problema do cliente (anunciante), desenvolvimento do planejamento de comunicação, criação, produção e veiculação pelas diversas mídias, cujo respeito ao contexto ético, político e socioeconômico é um eixo mestre da filosofia desse profissional.

Para tanto, o egresso do Curso Superior em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIFACEX se caracteriza:

  • por sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referente às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
  • sua habilidade em refletir sobre variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
  • sua visão integradora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;
  • utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo, portanto, competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social;
  • pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;
  • pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados aos objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
  • pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens, identidade corporativa e de assessoria publicitária de informação.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional formado em Publicidade e Propaganda poderá atuar:

  • em agências de comunicação especializadas em ações de promoção de vendas, eventos, merchandising, fazendo parte da comunicação integrada;
  • em departamentos de marketing e comunicação, sejam organizações públicas ou privadas, trabalhando em veículos de comunicação, atuando no gerenciamento das contas entre anunciantes e agências de publicidade e propaganda;
  • como fornecedores, desde a produção gráfica até digital de material publicitário.

INSTALAÇÕES

  • Salas de aula climatizadas e adequadas ao número de alunos
  • Laboratórios de informática com equipamentos e softwares atualizados
  • Biblioteca como um vasto acervo na área de Comunicação Social e com acesso on-line
  • Auditórios modernos equipados com sistema de som e multimídia
  • Grande estacionamento
  • Lanchonetes
  • Serviço de reprografia
  • Apoio Psicopedagógico

AVALIAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete), em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

Conforme já mencionado, a toda verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez). Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

  • obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;
  • mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

Regime de Matrícula: Semestral.

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