Graduação

Nutrição

O profissional formado em Nutrição pelo UNIFACEX está capacitado para atuar em áreas que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

O nutricionista pode atuar no desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, atuando, de forma interdisciplinar, em equipes multiprofissionais, com prática integrada ao sistema de saúde local.

MISSÃO

Nossa missão é formar profissionais nutricionistas com visão crítica da realidade social, econômica, política e cultural. Inclui também promover capacidade técnica para execução de atividades específicas da área de Alimentação e Nutrição: em Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Nutrição em Saúde Coletiva, Docência, Indústria de Alimentos, Nutrição em Esportes e Marketing na área de Alimentação e Nutrição.

OBJETIVOS

Formar profissionais e desenvolver atividades acadêmicas nas diversas áreas do conhecimento, estimulando a criação cultural, o espírito científico e o pensamento reflexivo, bem como a construção dos valores humanos, tendo em vista os problemas do mundo presente, visando contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional.

DIFERENCIAIS DO CURSO

O grande diferencial do curso de nutrição do UNIFACEX está na formação oferecida aos nossos discentes. Há um compromisso com a complexidade do pensamento, sendo buscada através de atividades acadêmicas integradas e integradoras, além da promoção de uma formação universitária voltada para o complexo processo saúde-doença-cuidado.

Nosso Projeto Pedagógico do Curso é baseado em um currículo inovador, de caráter interdisciplinar e que adota a integralidade como eixo de mudança na formação do nutricionista, profissional de saúde que irá trabalhar visando atender às necessidades sociais de saúde do indivíduo e dos grupos populacionais.

Para alicerçar a formação dispomos de professores qualificados e excelentes laboratórios, especialmente os de Análise de Consumo Alimentar e Análise Sensorial.

Em nosso curso o estágio curricular se inicia no sexto período e o tempo mínimo de integralização do curso é de 4 anos.

DIFERENCIAIS UNIFACEX

  • 70% dos docentes com titulação entre mestres e doutores.
  • Alto índice de satisfação entre alunos e egressos.
  • Campus completo e moderno, com quase 30000 metros de área construída, distribuídos em IV unidades.
  • Conceito 4 no recredenciamento pelo MEC.
  • Convênios com as melhores instituições.
  • Estacionamento Privativo para alunos.
  • Iniciação científica em consonância com os projetos acadêmicos.
  • Laboratório de Informática exclusivo para alunos.
  • Melhor biblioteca privada do RN, com quase 70000 volumes.
  • Modernos e atualizados laboratórios de práticas.
  • Núcleo de práticas integradas envolvendo os cursos de Serviço Social, Psicologia e Direito, com atendimento a comunidade.
  • Projeto pedagógico que envolve o ensino, pesquisa e extensão.
  • Revista Científica CARPEM DIE com Publicações dos discentes e docentes.
  • Todos os Cursos bem avaliados pelos indicadores de qualidade do MEC.

PERFIL DO ALUNO FORMADO

O Centro Universitário UNIFACEX formará o nutricionista generalista, humanista e crítico, para atuar visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Atualmente o nutricionista pode atuar em distintas áreas, por isso, as oportunidades de trabalho para este profissional são muitas. Durante o curso de graduação do UNIFACEX, o nosso aluno está em contato com profissionais que já atuam no mercado, potencializando ainda mais as oportunidades. Os estágios curriculares ocorrem em instituições públicas e privadas, como restaurantes comerciais e institucionais, lanchonetes / fast foods, hospitais, clínicas, hotéis, ambulatórios e serviços de saúde.

As necessidades atuais da população fazem com que a importância do profissional nutricionista seja cada vez mais compreendida. No UNIFACEX, a formação do nutricionista é balizada por um Projeto Pedagógico do Curso que apresenta um currículo inovador, de caráter interdisciplinar e que adota a integralidade como eixo de mudança na formação do nutricionista. A graduação em nutrição permitirá a atuação em áreas da Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Docência, Indústria de Alimentos, Nutrição em Atividade Física e Esportes, Marketing na Área de Alimentação e Nutrição.

INSTALAÇÕES

  • Salas de aula climatizadas e adequadas ao número de alunos;
  • Laboratórios de informática com equipamentos e softwares atualizados que promovem a vivência do aluno;
  • Biblioteca como um vasto acervo na área de Nutrição e com acesso online;
  • Auditórios modernos equipados com sistema de som e multimídia;
  • Grande estacionamento;
  • Lanchonetes;
  • Serviço de reprografia;
  • Apoio Psicopedagógico.

AVALIAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;

Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us
YOUTUBE
Instagram