Graduação

Educação Física – Licenciatura

O licenciado em Educação Física é o profissional docente, portador de diploma de nível superior que, através da sua formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, deve estar preparado para atender e exercer atividades de ensino de Educação Física nos diversos níveis e modalidades previstas pelo sistema: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, bem como, atuar em contextos educativos formais ou não formais.

OBJETIVOS

O curso de Educação Física deve ser concebido tendo como objetivos de formar profissionais para atuarem em diferentes cenários que se materializam as práticas corporais, ao mesmo tempo em que possa oferecer condições para a apropriação, transmissão crítica e produção dos conhecimentos da área, pautando sua atuação profissional no desenvolvimento do ser humano e na promoção do estilo de vida ativo e saudável, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse sentido, o curso possibilita aos profissionais atuarem como futuros licenciados em Educação Física, líderes nas práticas de lazer, recreação, danças, lutas e esporte, envolvendo, dessa forma, a cultura do movimento humano.

PERFIL PROFISSIONAL

O profissional de Atividade Física, generalista, com formado pelo UNIFACEX, terá uma formação pautada nos conhecimentos das ciências humanas, sociais e biológicas e no campo específico da Atividade Física e Saúde, que lhe possibilita atuar profissionalmente nos diversos cenários e situações socioculturais.

Quanto à especificidade do trabalho do profissional de Educação Física, entende-se que são as competências e habilidades, que englobam o aprender a ser, o aprender a conhecer, aprender a fazer e o aprender a conviver, que capacitam o egresso do curso a atuar na assistência, na gerência, na pesquisa e na educação, de modo a desenvolver gradativamente os conhecimentos necessários ao exercício profissional, portanto o profissional de Educação Física deverá estar devidamente qualificado para organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito da cultura do movimento humano.

INSTALAÇÕES

  • Salas de aula climatizadas e adequadas ao número de alunos;
  • Laboratórios de informática com equipamentos e softwares atualizados que promovem a vivência da gestão organizacional;
  • Biblioteca como um vasto acervo na área de Administração e com acesso on-line;
  • Auditórios modernos equipados com sistema de som e multimídia;
  • Grande estacionamento;
  • Lanchonetes;
  • Serviço de reprografia;
  • Apoio Psicopedagógico.

AVALIAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O processo de avaliação é composto por duas unidades avaliativas intituladas de unidades, respectivamente, I e II. Em cada unidade, o estudante é submetido a atividades avaliativas denominadas de parcial e principal e, ao seu término, deverá integrar um valor de 10 (dez) pontos. Assim temos uma ou mais atividades avaliativas chamadas de parciais, com peso total de 3,0 (três) pontos (livremente distribuídas entre a quantidade de avaliações parciais), nas quais o professor poderá escolher a aplicação de atividades avaliativas em grupos ou individuais, sejam relatórios, seminários, trabalhos, pesquisas, dentre outros.

Para efeito de complementação da nota de cada unidade, temos a avaliação principal para todas as disciplinas regulares do currículo do curso com peso 7,0 (sete) pontos, em caráter individual, em sala de aula, dentro do calendário de provas divulgado pela coordenação do curso.

Conforme já mencionado, a cada verificação de aproveitamento de cada uma das unidades avaliativas é atribuída uma nota total, expressa em grau numérico de zero a dez. Atendidas, em qualquer caso, a frequência mínima de setenta e cinco por cento às aulas e demais atividades acadêmicas, é considerado aprovado o aluno que:

Obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), resultado da média aritmética das notas das duas unidades avaliativas realizadas no semestre letivo;

Mediante exame final, cuja nota obtida somada à média do primeiro semestre, corresponda à média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis). Ressalte-se que, para o discente ser submetido ao exame final, faz-se necessário que tenha obtido uma média semestral maior ou igual a 3,0 (três) e inferior a 7,0 (sete).

 

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