Especialização em Gestão Fiscal Municipal

Pós-graduação

360 horas

Sábados - Quinzenal

Capim Macio


SOBRE O CURSO

Desde a descentralização tributária realizada na CF/88, os municípios têm competência de arrecadar tributos, mas muitos tornaram-se dependentes das receitas de transferências. Essa dependência ocorre de modo geral nos municípios brasileiros e são mais acentuadas nos de menor porte. Isso demonstra a necessidade que os municípios têm de investir na modernização da máquina fazendária, na intenção de aumentar suas receitas próprias e se tornarem menos dependentes das receitas de transferências. Ainda há muito a ser feito no campo da administração tributária para que as esferas locais explorem a sua máxima capacidade de arrecadação própria. Os menores municípios são os que mais dependem das transferências de receitas federais e estaduais, portanto necessitam dar atenção aos meios que levem ao aumento da arrecadação dos tributos próprios. Os grandes municípios têm uma administração tributária mais eficiente do que os menores, porém isso não quer dizer que não devem mais investir na Modernização da Gestão Fiscal, pelo contrário, esses têm uma maior demanda por serviços públicos, impactando assim em maiores gastos e necessidade de aumento de receita. Assim é importante investir na gestão fiscal.

DIFERENCIAIS

As disciplinas estão distribuídas em três módulos: Economia e Cidadania, Orçamento e Controle e Sistemas e Práticas Tributárias, permitindo que o aluno em 18 meses, 360h, consiga percorrer todos os principais temas da gestão municipal, com foco na arrecadação fiscal. Conteúdos atualizados, professores atuantes na área e simulações em laboratório.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O curso foi desenvolvido especialmente para Graduados em Contabilidade, Administração, Economia e Direito e demais áreas afins que atuam na Gestão Fiscal Municipal ou pretendam atuar.

INFORMAÇÕES

Dado Legal: Portaria Nº 44/2019 - UNIFACEX

Vagas: 30

Duração: 360 horas


Coordenação

Prof. Esp. Vanaldo Medeiros

pos@unifacex.com.br

(84) 3235-1415

Lattes